Cachorro com a língua demais para fora o que é? Entenda agora

Um cachorro com a língua para fora, ou até mesmo "demais", pode ter causas fisiológicas como a termorregulação (para se refrescar após exercício ou calor), condição de relaxamento, ou instinto de olfação.

9/3/20252 min read

Cachorro com a língua para fora
Cachorro com a língua para fora

Um cachorro com a língua para fora, ou até mesmo "demais", pode ter causas fisiológicas como a termorregulação (para se refrescar após exercício ou calor), condição de relaxamento, ou instinto de olfação. Contudo, também pode indicar um problema de saúde, como falta de dentes que impede a língua de ficar na boca, uma condição genética (síndrome da língua pendurada), ou sinais de desconforto, ansiedade ou dor. É importante observar outros sinais do cão e procurar um veterinário se o comportamento for constante, acompanhado de prostração, desorientação, ou se houver outros sinais de problemas respiratórios ou de saúde.

Causas comuns e normais:

Termorregulação:
Os cães usam a respiração ofegante para se refrescar, pois não transpiram como os humanos. A evaporação da saliva da língua ajuda a dissipar o calor do corpo.

Relaxamento e Contentamento:
Um cão tranquilo, seguro e satisfeito pode mostrar a língua para fora sem que seja um problema.

Excitação:
Em momentos de brincadeira ou felicidade, é comum ver a língua para fora.

Reflexo de Flehmen:
Os cães usam a língua para captar cheiros do ar, o que intensifica a percepção olfativa e pode fazer a língua sair.

Possíveis problemas de saúde:
Falta de dentes:

A ausência de alguns ou todos os dentes pode fazer com que a língua não tenha um "apoio" e, consequentemente, fique para fora o tempo todo.

Síndrome da língua pendurada:
Algumas raças podem nascer com essa condição, onde a língua é grande demais para caber na boca, segundo a TikTok, que foi criada por Vet Paula Silverio.

Desconforto ou Dor:
Um cão pode exibir a língua para fora se estiver com dor na boca ou desconfortável.

Ansiedade e Stress:
Este comportamento pode acompanhar outros sinais de ansiedade, como lamber os lábios ou bocejar em excesso.

Falta de ar ou Hipertermia:
Se a língua para fora ocorrer junto com respiração acelerada e prostração, pode ser sinal de um problema mais sério, como um calor excessivo ou até mesmo falta de ar, segundo o blog Polipet e o Gold Lab Vet.

O que fazer:
Observe o contexto: Verifique se o cachorro acabou de brincar, se está num ambiente quente ou se está mais calmo.

Ofereça água: Mantenha sempre água fresca disponível para o cachorro.

Fique atento a outros sintomas: Se houver salivação excessiva, prostração, desorientação, dificuldade para respirar, ou se a língua ficar roxa (um sinal de alerta), leve-o imediatamente a um veterinário.